domingo, 10 de março de 2013

O Poder dos Ditadores


Esta semana, com a morte de Hugo Chávez, e o drama da população venezuelana com a perda de seu chefe de estado, eu me lembrei da manifestação do povo norte-coreano, em 2011, com a morte de Kim Jong-il, e de tantos outros ditadores amados pelo seu povo... Como, inclusive, Adolf Hitler...

Não estou aqui para defender ou criticar qualquer regime político e suas consequências... Mas para refletir sobre a necessidade de um povo em ter um líder político à frente das decisões de seu país de maneira totalitária. E porque a perda desses líderes provoca tanto sofrimento na população? Dias de velório, dor, sofrimento e lágrimas, muitas lágrimas...

O que leva esta população a sentir falta de alguém que a impedia de ser livre? De fazer as suas próprias escolhas, de expressar seus pensamentos, de dar sua opinião, de seguir seu próprio caminho, enfim, de viver de forma democrática?

Será a comodidade de ter alguém que decida por ela? Insegurança de fazer as próprias escolhas? Medo da liberdade? Receio do que virá pela frente? Ou medo de se manifestar contra o sistema?

Será que todo aquele sofrimento é mesmo verdadeiro ou parte da imposição de um regime ditador que exige manifestações como essas para fortalecer o seu poder sobre a massa?

Qual o objetivo de se parar um país durante vários dias para velar um defunto? Qual a necessidade de embalsamar este corpo para ficar exposto por toda a eternidade?

Quais os valores desta população para transformar um líder ditador em ídolo? Ou pior, em “quase” um santo?

E o que esperar para o futuro desta população?

Infelizmente, encerro este texto apenas com questionamentos para os quais não encontrei respostas, pois acredito que, por pior que possa ser a situação de um país, a liberdade de seu povo ainda é o principal caminho para o seu desenvolvimento e a única forma de alguém se sentir pleno, realizado e feliz.

Lembrando que ditador é, entre outras definições, “aquele que é arrogante e quer impor a sua vontade aos outros custe o que custar”, fica, para reflexão, mais uma questão: Que poder é este, dos ditadores, que continua agindo mesmo após a sua morte?




2 comentários:

Adriano disse...

"E porque a perda desses líderes provoca tanto sofrimento na população? " Respondo: porque lideres como os que vc citou no texto se mantém no poder através das muitas concessões que fazem a sua base de poder politico: os pobres, necessitados e nao instruidos. Através dos beneficios sociais estes lideres consolidam sua base que em troca o mantém no poder. Em alguns dias vou publicar minhas reflexões do que esta acontecendo aqui nos EUA e vc vai ver um exemplo do que estou dizendo. O cara morre e o povão fica desesperado, pois quem vai cuidar deles então? Ao invés de investir no potencial do povo e ensina-lo a se virar, estes lideres ensinam a população a ser dependente do governo para tudo. Triste.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Dri,
Certamente, concordo com você! Por isso sou contra governos assistencialistas, que auxiliam de certa forma, mas não oferecem condições do povo se desenvolver com boa educação e qualificação profissional... Infelizmente, isso ocorre aqui no Brasil também, mesmo sendo um país, supostamente, "democrático"...
Escreva logo este post!! Estou ansiosa para ler suas reflexões a respeito!
Grande beijo!